A conexão entre os vikings e o povo islâmico

Que os vikings navegaram por diversas lugares todos nós já sabíamos. Porém, não imaginávamos sua conexão com o Mundo Islâmico até a descoberta feita por pesquisadores que encontraram em um anel de uma mulher viking, uma escritura no árabe antigo.

Mais de um século depois de sua descoberta em um túmulo de uma mulher do século IX, o anel gravado revelou provas de contatos estreitos entre a Era Viking Escandinava e o Mundo Islâmico.

Escavadores de um centro comercial Viking na Suécia chamado Birka recuperaram o anel de prata no final de 1800. Até agora, pensava-se que ele apresentava uma ametista violeta gravada com caracteres árabes. Mas uma inspeção mais próxima com um microscópio eletrônico de varredura revelou que a ametista é na verdade um vidro colorido (um material exótico na época), dizem o biofísico Sebastian Wärmländer da Universidade de Estocolmo e seus colegas.

Uma inscrição no vidro lê ou “para Allah” ou “por Allah” em uma escrita árabe antiga, os investigadores relataram.

Escandinavos trocavam por objetos de vidro do Egito e da Mesopotâmia há 3400 anos atrás. Assim, os navegadores escandinavos poderiam ter adquirido itens de vidro dos comerciantes islâmicos na mesma parte do mundo mais de 2.000 anos mais tarde, em vez de esperar por tais peças desejáveis se locomoverem para o norte através de redes comerciais.

Os textos antigos mencionam encontros cerca de 1.000 anos atrás entre os escandinavos e os membros da civilização islâmica, que se estendiam do Oeste da Ásia para terras do Mediterrâneo. Evidências arqueológicas apoiam essas afirmações, apesar de serem raras.

A superfície interna do corpo de prata do anel Birka mostra praticamente nenhum sinal de desgaste. Marcas de preenchimento feitas na fase final de sua produção ainda são visíveis. Isso sugere que o anel feito por um artesão árabe tenha tido poucos ou nenhum o proprietário antes de chegar à mulher Viking, dizem os pesquisadores.

Fonte: Science News

Luana de Azevedo
luana.azevedoo@gmail.com

Publicitária, Fotógrafa e Storyteller.